quarta-feira, 23 de maio de 2012

Aikido e qualidade de vida

Ao integrar um Dojo de Aikido você está abrindo portas para grandes benefícios, sua saúde física e mental são desenvolvidas para acrescentar-lhe um futuro mais feliz e apaziguador.
Temos que ver o Aikido desde o princípio como um grande investimento, assim como comprar uma casa, um carro, uma roupa, entre outros bens. Este investimento, como qualquer outro, requer cuidados. Muitas vezes algumas pessoas pensam que é só uma forma de mexer o corpo e não se dão conta dos  demais benefícios a longo prazo. 
Investir no Aikido é ter uma grande oportunidade de desenvolver habilidades físicas ainda não experimentadas, bem como mexer músculos que nunca foram trabalhados; conectar a sua mente a um objetivo a ser alcançado; conhecer pessoas e diversas culturas através da troca de informações e experiências em diferentes contextos. 
Um dos grandes temas da atualidade é investir em longevidade com qualidade de vida. Todos queremos nos manter vivos por longo período com saúde, autonomia e bem estar; para isto, não faltam orientações técnico-científicas a respeito de uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares, fortalecimento de vínculos sociais. O Aikido pode ser utilizado como ferramenta útil neste processo vital, traduzindo-se em prevenção de agravos e promoção da vitalidade.
Enfim, hoje em dia, investir no Aikido é um grande negócio, basta você filiar-se a um Dojo idôneo, comprar um bom kimono, treinar regularmente, sem perder o foco no seu crescimento pessoal. 

sábado, 12 de maio de 2012

Aikido e o ócio não combinam

Às vezes paramos e pensamos: quem sabe vou treinar amanhã em vez de treinar hoje? É nesse tipo de pensamento que está o seu fracasso ao começar uma arte marcial, pois cada interrupção em seu sistema de treino há um regresso. As pessoas tem o péssimo hábito de estarem sempre na zona de conforto, ou seja, não podem sequer se afastar do comodismo.
O artista marcial primeiramente não se deve dar ao luxo de estar confortável com sua técnica. Cada dia de treino representa o seu crescimento marcial/espiritual e isto depende de um treinamento muito rigoroso. Se passar um dia sem treinar seu rendimento cai; uma semana, ele desaparece totalmente.
Entrar para o caminho do Budo não é meramente estar lá para suar e dizer que fez ou faz, vai muito mais além que isto. Você tem que estar sempre em dia com o seu treinamento, pois se assim não for, o ócio toma conta.