Sensei Christian Tissier nasceu dia 7 de fevereiro de 1951, em Paris, na França. Começou a prática do aikido em 1962 com Jean-Claude Tavernier e logo depois com mestre Nakazono.
Sensei Tissier demonstrou ser um praticante talentoso e dedicado e, somente com 17 anos, recebeu do seu mestre o 2ºDan. Em janeiro de 1969, ele conseguiu realizar seu sonho: comprou uma passagem de trem Transiberiano rumo ao Aikikai, no Japão, no centro mundial do aikido, e assim se encontrar e treinar com os grandes mestres da disciplina. Partindo para ficar somente seis meses, ficou sete anos no país do sol nascente.
Sensei Tissier encontrou os grandes nomes da Aikikai, tais como Mitsurugi Saotome, Koichi Tohei, Kazuo Chiba, Kisaburo Osawa, Shoji Nishio, mas era principalmente com o Doshu Kisshomaru Ueshiba e Seigo Yamagushi (que foi seu único mestre), que ele se identificou e seguiu os ensinamentos. Em paralelo ao aikido, Sensei Tissier iniciou-se na prática do kenjutsu na escola Kashima Shinryu do mestre Minoru Inaba, em Tokyo.
Graduou-se 4ºDan quando decidiu voltar para a França em julho de 1976. Criou então em Vincennes, subúrbio de Paris, seu dojo, o “Cercle Tissier”, aonde são formados todos seus graduados faixas pretas e que, uma grande parte deles, formam hoje os professores e delegados técnicos da sua federação, a FFAAA (Fédération Française d’Aikido, Affinitaires et Aikibudo).
Voltantdo sempre no Japão, o Aikikai o prestigiou com o 5ºDan em 1981 e o 6º em 1986. O Conselho Nacional das graduações interfederais lhe concedeu o grau de 7ºDan em 1997 e o 7ºDan Aikikai foi entregue pelo Doshu Kisshamaru em pessoa em 1998 na presença do Doshu atual e amigo do sensei Tissier, Moriteru Ueshiba. (*)
Sensei Tissier é hoje o representante da maior federação ocidental de Aikido do mundo com cerca de 30.556 alunos e 737 academias somente no território francês (**), além das academias afiliados a ele em toda a Europa, norte da África, América do Norte, e Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário