terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A atitude do Do

É certo que a relação entre mestre e discipulo é de modo tradicional e direta. Não podemos esquecer que para orientar uma tradição fundamentada em conceitos marciais, devemos estar atentos com as mudanças de nossas atitudes dentro e fora do Dojo. Assim , é muito importante centrar a atenção sobre os seguintes temas  :Demonstração, Explicação, Imitação, Análise, Repetição, Correção, Observação e Higiene.


Demonstração - A demonstração da técnica deve ser clara e tão precisa quanto possível. Convém enfatizar as formas mais básicas e torná-las atraentes para os estudantes porem em prática.

Explicação - A explicação deve dar o significado e o método da prática.Convém ressaltar os pontos que necessitam de atenção especial.

Imitação - Cada estudo passa por uma imitação.Os estudantes devem por meio da imitação se aproximar da forma como foi demonstrada, sem questionamentos, somente prática.

Análise - Quando a técnica é difícil, é preferível decompô-la em movimentos fáceis de assimilar, dependendo do grau da classe.

Repetição - A repetição permite a assimilação das técnicas. Progressivamente, desenvolve velocidade, potência e coordenação.

Correção - Devemos tentar compreender a essência do principio e não da técnica em si, pois o erro é parte fundamental em nosso aprendizado.

Observação - É muito importante observarmos como os estudantes executam as técnicas, pois estamos também aprimorando nosso treinamento através de suas práticas e conduzindo de forma clara e segura. Evitando ao máximo acidentes e lesões.

Higiene - É um dos fatores mais importantes na prática do Budo.Devemos estar com nosso corpo, gi , hakama, mente e outras atitudes sempre limpas.O dojo deve ser diariamente limpo antes e após a prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário