terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Algumas considerações sobre promoção e exames

Este é um texto de Yoshimitsu Yamada Sensei (8°dan, Shihan), encontrado no site Aikidosphere, em inglês (http://www.aikidosphere.com/yyepromotion.cfm). Traduzimos para o português e tomamos a liberdade de compartilhar suas sábias palavras, mesmo que tenham sido escritas há alguns anos atrás, continuam a muito contribuir com a prática cotidiana do Aikido.

Segundo nota do editor, os pensamentos que seguem de Yamada Sensei primeiramente foram publicados no “Federation News”, na primavera de 1981. Este artigo foi escrito logo após uma das memoráveis visitas de Osawa Sensei aos Estados Unidos. Osawa Sensei, que serviu por muitos anos como Diretor Geral do Hombu Dojo, foi alguém cujo ensino sempre inspirou a todos que tivessem disponibilidade para recebê-lo.


Então...vamos aprender com o Shihan:

"A prática do Aikido nesta parte do mundo recentemente tem se tornado mais interessante devido a presença de Osawa Sensei, que ministrou aulas no seminário anual de faixas pretas, em Nova York. Para os alunos, o auge deste tipo de seminário ou “summer camp” é o exame de faixas pretas. Para ser honesto com vocês, não é sempre o auge para mim. Ás vezes, devido a performance de aluna ou aluno no exame, eu tenho que reprová-los. E nenhum instrutor gosta de fazer isto.
Eu gostaria de discutir algumas coisas que comentei quando estava conduzindo exames recentemente. Eu menciono estes pontos pois penso que eles o auxiliarão em sua prática cotidiana.
O que mais me surpreendeu foi que algumas pessoas que estavam se submetendo a exame não estavam aptas a desenvolver claramente técnicas básicas como shomenuchi ikkyo até yonkyo e também shihonage. Algumas pessoas nem mesmo sabiam os nomes destas técnicas básicas. Eu entendo que devido a natureza do Aikido- sua flexibilidade e criatividade- talvez seja um pouco difícil gravar nome de cada técnica. Todavia, há nomes específicos para técnicas básicas. E eu penso que a familiaridade com estas nomenclaturas simples depende da sua atitude/dedicação na prática cotidiana.
Outra coisa que comentei é que muitas pessoas se interessam em fazer movimentos ou técnicas elaboradas, tendo copiado de alunos mais avançados. Por favor, lembre-se que um aluno avançado executando movimentos mais difíceis e elaborados é muito diferente de um iniciante executando tais movimentos. E esta diferença é óbvia para um Aikidoca experiente. A técnica de um aluno avançado revela uma fundamentação aprofundada nas bases do Aikido- a técnica do aluno ou aluna avançada tem esteio; a técnica “elaborada” de um iniciante carece de embasamento- ela é somente uma técnica superficial sem nada “por dentro”.
É surpreendente para mim que haja alguns instrutores que ensinem somente movimentos elaborados para iniciantes e que não ensinem os elementos básicos das técnicas. Eu gostaria que estes instrutores percebessem o quanto é importante para seus alunos saber os elementos básicos, para mais tarde, se ela ou ele quiser, possam realizar elementos mais elaborados. Para lhe dar um exemplo sobre esta falha na execução do básico: eu informei, no exame, que uma quantidade de pessoas não estava apta na execução de suwari waza corretamente! Vamos todos nos certificar que estejamos praticando as bases em nossas aulas diariamente.
Obviamente, as pessoas que fazem o exame de faixa preta são 1° ou 2° kyu. A habilidade de 1° kyu deve estar num nível quase como de um shodan. Penso que um teste de shodan é de fato uma formalidade, um momento de demonstrar como suas técnicas de 1° kyu foram mais polidas. Então eu gostaria de questionar estes instrutores que fazem os exames de kyu, que sejam um pouco mais exigentes quando realizarem o exame de 1° kyu, para que seus alunos não envergonhem a si mesmos e nem a seus instrutores quando fizerem testes de shodan. Isto fará com que os momentos de exame, nos seminários, sejam o auge, para mim também.
Olhando para outro aspecto do exame: às vezes ocorre de eu escutar pessoas comparando os méritos de um exame ou outro e comentando sobre as promoções de outras pessoas. Eu ouço coisas como: “Como ele conseguiu passar?” ou “ Eu nunca o teria passado.”, etc. Antes de eu entrar em mais detalhes sobre os fatores determinantes que utilizamos para promover pessoas, deixe-me dizer isto: a atitude expressa neste tipo de comentário está absolutamente errada, não importando em que circunstância. Nós, como Aikidocas, devemos ter generosidade, e congratular uns aos outros nas nossas conquistas.
É necessário dizer, que para passer num exame, o aluno deve estar preparado para demonstrar um determinado nível na hora do exame. De qualquer modo, o julgamento do examinador deve ser baseado em um ou mais dos fatores listados abaixo:


1) profundidade do envolvimento no Aikido


2) atitude na prática/no treino


3) desvantagens físicas


4) esforço- todos temos diferentes habilidades físicas, mas é o real esforço que conta mais.



Então, tenham em mente que existem muitos itens a ser considerados na avaliação e decisão sobre as promoções." (Y. Yamada Sensei- 8°dan, Shihan/ 1981)

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