sábado, 25 de fevereiro de 2012

Armas e o Homem: Sugano Sensei e o Treinamento de Armas

Encontramos este texto no site Aikidosphere, em inglês/ espanhol e traduzimos para disponibilizar o ensino de Sugano Sensei (1939-2010) a respeito do treinamento com armas.
O texto foi escrito por Skip Short (New York Aikikai)que anotou os comentários de Sugano Sensei durante as aulas de armas e foi publicado no “Aikido East”, jornal da Federação Americana de Aikido da região Leste, na edição Primavera/Verão de 1999.
Segue o texto:

“Há muitos tipos de conhecimento no mundo. Aikido é somente um deles. É pouco realista considerar o Aikido como o final de nossa busca por conhecimento. E no Aikido deveríamos seguir buscando o que é o Aikido e porque o praticamos.

Assim dizia Seiichi Sugano quando começávamos nossas discussões. Eu estava surpreso e intrigado. Eu esperava por seu comportamento no dojo e no tatame que Sugano Sensei descrevesse o Aikido como uma disciplina com aspectos espirituais e o potencial de servir como catalisador para a aprendizagem de sua própria vida. Aikido certamente pode ter este potencial para cada um de nós. E Sugano Sensei demonstrou claramente considerar o Aikido como uma oportunidade de crescimento contínuo e aprendizagem em vez de uma maneira de demonstrar superioridade sobre outros. Não sucumbiu, aparentemente, a tentação de equiparar sua incrível habilidade na arte, com seu equivalente domínio espiritual, em nenhum aspecto de sua vida ou da vida de seus alunos.

Aqueles que treinaram com Sugano Sensei sabem que ele tem uma afinidade para o treinamento com armas tanto para as aulas de suburi como em aulas regulares. Este artigo expõe alguns de seus princípios. Sensei adverte que o treinamento com armas é algo que só se deve fazer com um mestre qualificado. Não pode ser aprendido simplesmente através de artigos. A intenção desta escrita é ser um suplemento para os que treinam com o Sensei.

Treinamento de Armas e Aikido

Aikido para Sugano Sensei representa uma arte criada para permitir movimentos espontâneos e continuar crescendo. O treinamento com armas é uma ferramenta que intensifica o foco e confirma as técnicas com mãos livres.

Entretanto pode haver uma relação entre as armas e o Aikido, para Sugano Sensei o sistema de armas deve ser por si só funcional. Não é somento um anexo para demonstrar técnicas de Aikido. Durante os seis anos que Sugano Sensei passou com O´Sensei, as armas eram somente ensinadas a um grupo privado que o incluía.

Talvez o maior valor que as armas oferecem a confirmação das técnicas com as mãos livres é aprender maai e sincronia. A distancia entre companheiros com armas e o momento em que o nage deve mover-se é de grande significado.

Segundo Sugano Sensei, “Aikido não tem estabelecido um sistema de treinamento de armas. Uma dificuldade em usar armas no Aikido é ter suficiente treinamento para que um instrutor possa saber o suficiente sobre armas e sua relação com o Aikido e assim ter o conhecimento para ensinar armas corretamente. Minha idéia de ensinar armas é que o treinamento deve ser funcional. Tem que haver um sentido para ele.”

Segurança e Armas

Tradicionalmente, o Sensei registra, que deve-se praticar técnicas de bokken por um ano antes de que seja permitido treinar com um companheiro. Hoje, nos Estados Unidos, é comum para alguns estudantes de Aikido começar a trabalhar com armas com um companheiro sem treinamento anterior. Neste contexto, a segurança se torna de grande importância. O estudante mais experimentado deve receber técnicas e nenhum estudante deve aplicar mais rápido que sua habilidade para controlar as armas.

As técnicas não devem ser aplicadas próximo aos olhos do companheiro, onde o dano de um deslize, mesmo que pequeno, pode ser sério.
A repetição constante das formas básicas não só desenvolve precisão no manejo das armas, como também promove segurança.

Formas Básicas

O Sensei não utiliza katas no treinamento de armas. Ele explica que os katas tradicionalmente eram usados para passar as técnicas de uma geração a outra. Pela natureza espontânea do Aikido não existe uma larga tradição e os katas não são necessários. Os katas podem tornar-se tão fixos que os movimentos não tornem-se funcionais no treinamento atual.

O Sensei usa a repetição dos cortes para desenvolver precisão com as armas. Com o bokken as técnicas básicas são shomen e yokomen tanto em posições altas como baixas.

Um começa em hanmi (ver imagem 1) com o bokken protegendo o nage de qualquer golpe possível. O bokken forma um triangulo com o centro e o ombro. O Sensei recomenda usar uma arma rápida, que permite maior velocidade.




A técnica básica para o Sensei implica levantar o bokken, baixá-lo e logo completar a técnica movendo-se adiante. Este tipo de técnica é mais difícil que simplesmente levantar e golpear. Seu propósito, conforme pensa o Sensei, é que o treinamanto de armas deve ser funcional.
A imagem 2 mostra o primeiro passo e a imagem 3 a parte difícil de baixar o bokken antes de mover-se.



















Movendo-se com um companheiro, permanecendo em correto maai enquanto o companheiro estiver se movendo é uma regra muito importante. Um hanmi correto com um companheiro é ilustrado na imagem 4. As pontas das armas estão quase tocando-se e cada pessoa sustenta a arma na posição de proteger-se contra qualquer ataque. Um deve aprender o hanmi correto antes de proceder. Maai e hanmi sem abertura devem ser desenvolvidos como o fundamento para outras técnicas.




Ukemi e Armas

Tradicionalmente, dados os perigos de uma espada, não havia ukemi com a espada. Como exercício Sensei se utiliza de ukemi mas desde que seja com um bokken ou um Jo, o ukemi deve surgir de uma situação prática. Sensei utiliza um ukemi para frente, já que é mais possível que surja de uma reação de nage de uma técnica de frente vinda do uke. Uke começa com uma técnica para frente e logo gira. A arma começa a mover-se para frente e enquanto o uke roda a arma deve mover-se para que caia perpendicular ao corpo. Ver imagem 5.


Técnicas de Desarme

Utilizar técnicas de Aikido representa uma oportunidade de prática com uma concentração ou um enfoque maior e estudar os refinamentos do maai. Sensei utiliza uma variedade de técnicas com técnicas de shomen, incluindo kotegaeshi, udekiminage, shihonage, gokkyo e proteção de kokyu. Koshinage não está incluido. Uma ilustração de udekiminage é mostrado nas imagens 6 e 7. Uke começa com uma técnica de shomen. Nage se move até para dentro com um atemi no rosto e logo agarra a arma do uke entre as mãos do uke (ver imagem 6). Nage faz tenkan que o faz girar o uke ao redor, assegurando-se de manter a arma apontando para cima e longe tanto da cabeça do uke como da do nage. Nage logo completa o udekiminage como na imagem 7.














Este artigo é uma introdução ao treinamento de armas do Sensei. Como aqueles que estudaram como Sensei (Sugano) sabem, ele sempre busca aprender e ensinar algo novo. Portanto suas aulas são imprescindíveis. Você nunca sabe se ele vai apagar as luzes no meio da aula, introduzir armas numa aula regular ou anunciar a todos na classe que dever andar pela sala atacando todo mundo aleatoriamente. Ele não tem medo de provar novidades por ele mesmo.

Seu treinamento de armas tem o mesmo propósito: alcançar eficiência e precisão através da repetição constante e logo usa a espontaneidade para continuar crescendo e desfrutando.

Portanto para o Sensei, a resposta a pergunta de o que o Aikido significa para ele segue sendo fluida e individual: “todos devemos continuar buscando e desenvolvendo nossas próprias respostas a essa pergunta”, disse.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

A boa mudança

Seichi Sugano Sensei (1939-2010), certa vez em uma entrevista , comentava que seus alunos na Europa achavam que a sua forma de ensinar era muito dificíl do que qualquer outro mestre. Não que houvessem coisas difíceis, apenas a sua didática de ensinar demonstrava como era difícil copiá-lo. E ele sorridentemente respondeu que realmente era um pouco diferente dos demais, pois o que ele mais gostava era de transmitir a informação e deixar as pessoas se mexerem espontaneamente. Em suas classes ministradas tanto no NYAIKIKAI, como na Austrália ou Europa , nunca eram as mesmas, a forma livre e aberta estava sempre em primeiro lugar. Como ele próprio mencionava em suas entrevistas, sua técnica estava sempre mudando e sua consciência corporal também. Sua ênfase de colocar muita movimentação e energia eram trabalhadas com rigor e exaustão.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Video para estudo New York Aikikai c/Steve Pimsler Sensei

Neste video Steve Pimsler Sensei demonstra os Tai Sabakis de forma clara e objetiva, ou seja, o básico do básico. Procurem analizar e estudar este video, nele contém a maioria dos movimentos ensinados por Yamada Sensei em suas classes regulares do seu Dojo (New York Aikikai). Bons estudos!

A atitude do Do

É certo que a relação entre mestre e discipulo é de modo tradicional e direta. Não podemos esquecer que para orientar uma tradição fundamentada em conceitos marciais, devemos estar atentos com as mudanças de nossas atitudes dentro e fora do Dojo. Assim , é muito importante centrar a atenção sobre os seguintes temas  :Demonstração, Explicação, Imitação, Análise, Repetição, Correção, Observação e Higiene.


Demonstração - A demonstração da técnica deve ser clara e tão precisa quanto possível. Convém enfatizar as formas mais básicas e torná-las atraentes para os estudantes porem em prática.

Explicação - A explicação deve dar o significado e o método da prática.Convém ressaltar os pontos que necessitam de atenção especial.

Imitação - Cada estudo passa por uma imitação.Os estudantes devem por meio da imitação se aproximar da forma como foi demonstrada, sem questionamentos, somente prática.

Análise - Quando a técnica é difícil, é preferível decompô-la em movimentos fáceis de assimilar, dependendo do grau da classe.

Repetição - A repetição permite a assimilação das técnicas. Progressivamente, desenvolve velocidade, potência e coordenação.

Correção - Devemos tentar compreender a essência do principio e não da técnica em si, pois o erro é parte fundamental em nosso aprendizado.

Observação - É muito importante observarmos como os estudantes executam as técnicas, pois estamos também aprimorando nosso treinamento através de suas práticas e conduzindo de forma clara e segura. Evitando ao máximo acidentes e lesões.

Higiene - É um dos fatores mais importantes na prática do Budo.Devemos estar com nosso corpo, gi , hakama, mente e outras atitudes sempre limpas.O dojo deve ser diariamente limpo antes e após a prática.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Stamina

Quando começamos a praticar o Aikido regularmente adquirimos uma performance física que nos conduz a maior flexibilidade e resistência (Stamina). Essa, por sua vez, tende a aumentar cada vez mais, condicionando nosso físico a ficar mais forte ao longo dos anos. Entretanto, se houver negligência, esta base toda "vai por água abaixo", ou seja, o seu ki baixa, há perda de flexibilidade e o seu ego começa a lhe puxar para a desistência.
Devemos ter cuidado em ter uma prática regular. Entenda, você não é obrigado a praticar como um profissional, mas deve se esmerar um pouco para não deixar cair sua resistência.
Lembre-se: há vários motivos e razões para praticar o Aikido, mas não podemos esquecer  a sua essência original. O Aikido é um Budo por excelência, e assim sendo,devemos tratá-lo como tal.

Mulheres e o Aikido

Parabenizamos Karine, aluna do Senshin Dojo, do Espírito Santo, por sua promoção a shodan.


Isto nos entusiasma a treinar mais e mais.



Incentivamos as mulheres a praticar o Aikido devido à facilidade de assimilação das técnicas, maior flexibilidade, facilidade em visualizar os movimentos. Também servindo como método excelente de defesa pessoal, sendo que não é preciso tamanho e força, e sim foco e agilidade.



Parabéns Clauber Sensei e Cadu, pelo ótimo trabalho! Espero em breve estar aí e treinar com vocês.


Visite o blog do Senshin Dojo, Espírito Santo: http://aikidoes.com/

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sakanashi Sensei



Nós do Pelotas Aikikai lamentamos o falecimento do grande mestre Masafumi Sakanashi Sensei (7ºdan) (1954- 2012), nossos profundos sentimentos à família.


Eu tive a grande honra de treinar em Seminário com ele em 2003. O Aikido está de luto.



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A Base

As técnicas básicas são o alicerce de todas as técnicas do Aikido. A essência de toda nossa movimentação é desenvolvida através desses movimentos. Se nossas técnicas básicas estão sem equilibrio e sem refinamento,será dificíl realizar uma movimentação mais profunda e avançada. As técnicas de base requerem no minímo três caracteristicas importantes.



1-Movimentação contínua e gradual ou seja podem ser executadas rapidamente ou devagar,mas sempre mantendo continuidade.


2-Manter sua atitude sempre positiva


3-A prática deve ser repetitiva com bastante foco e segurança.


Ao executarmos as técnicas básicas,devemos manter o comprometimento com ela e não se preocupar se está funcionando ou não,pois a funcionalidade depende principalmente do foco empregado e da assuidade.Y.Yamada Sensei sempre frisa em seus seminários que em 1° lugar é bom manter uma posição sólida e segura,para depois sim executar qualquer técnica.



Neste video Yamada Sensei está demonstrando a técnica ikkyo em duas formas omote/ura.Procurem estudar como o uke(Donovan Waite Shihan) se desloca para atender o ukemi da técnica isto é de suma importância.Bons estudos!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Movimentações Básicas Dojo Pelotas Aikikai








Neste espaço vamos abordar as formas mais básicas de movimentação dentro do Aikido,lembrando que dentro do Aikido há uma gama infinita de técnicas e aqui iremos mencionar as formas mais simples e básicas usadas no dia a dia no Dojo.

Movimentos do corpo (tai sabakis)
-tenkan (movimento c/90°)*
-irimi
-kaiten
-irimi tenkan
-tenshin
*(lembrando que a movimentação tenkan pode ser executada c/180°)

Ukemis Básicos
-mae kaiten
-mae yoko kaiten
-ushiro kaiten
-ushiro hanten
-ushiro yoko kaiten

Deslocamentos
-shikko e todos os tai sabakis mencionados acima.

Ataques básicos (batidas,estocadas e pegadas)

-shomenuchi
-yokomenuchi
-tsuki
-katatetori
-katatori
-morotetori
-ryotedori
-ushiro tekubitori
-ushiro Ryokatatori
-katatori menuchi

Treino c/ armas jo(bastão) e bokken(espada de madeira).
Jo
-choku tsuki
-kaeshi tsuki
-ushiro tsuki
-shomenuchi
-shomenuchi komi
-yokomenuchi
-gyaku yokomenuchi
-toma katate uchi
-katate gedan gaeshi
-hasso
-hasso gaeshi
-hachi no ji gaeshi

bokken
-shomenuchi
-yokomenuchi
-tsuki
-happo guiri.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Budo:Algumas considerações



A arte marcial é uma forma de facilitar o crescimento espiritual através da prática constante de técnicas marciais (Bujutsu).Budo ou disciplina marcial é uma educação fisíca como um guia para o polimento do carater.
No entanto,a formação Japonesa tradicional foi desenvolvida a partir da necessidade de auto - proteção e superar o adversário.E a este respeito temos que saber separar certas atitudes dentro e fora do Dojo.Sendo o Aikido um Budo (caminho marcial),não é diferente,mas há outros aspectos que vão além de sua técnica e esses devem estar ligados juntamente com seu treinamento.
No entanto,você não pode ignorar certos conceitos que estão inteiramente ligados a arte.Aqui vou listar alguns que devem serem lembrados sempre.
1.Mostrar respeito a seu instrutor e os alunos mais antigos.sendo que esse respeito não é submissão e sim humildade de reconhecer que alguém lhe transmita algo com mais profundidade.
2.Ao visitar outro dojo,apresente sempre uma autorização de seu professor e principalmente do instrutor local,isto é uma etiqueta,nada mais.
3.Honre seus compromissos com o seu dojo,sua taxa de pagamento não está pagando técnica alguma,ou seja ,a técnica não se compra,você está apenas mantendo seu espaço de treino.
4.Siga as instruções do instrutor durante a prática,pois você está ali para aprender nada mais,apenas treine não questione.
Aprender uma arte marcial Japonesa é,uma forma de imergir na sua cultura e tentar estudar um pouco sobre nós mesmos.